Número total de visualizações de páginas

sábado, 4 de outubro de 2008

A estação do caminho de ferro

Estação do caminho de ferro de Aveiro
Fotografia: autor desconhecido (sem data)
Obs.: apesar de a fotografia não estar datada, é possível que seja de cerca de 1920, seguramente anterior à passagem do Dr. Álvaro Sampaio pela presidência da Câmara (1944-1957), uma vez que foi neste período que a Avenida Dr. Lourenço Peixinho recebeu diversos melhoramentos, nomeadamente a pavimentação com cubos de granito. Nesta fotografia, como é possível ver, o Largo da Estação não está ainda pavimentado.

Estação do caminho de ferro de Aveiro (fachada principal, do lado poente, voltada para a Avenida Dr. Lourenço Peixinho). Ao fundo, parte da estação nova
Fotografia: Jorge Cunha (2008)

Nova estação do caminho de ferro (lado nascente)
Fotografia: Jorge Cunha (2008)

Avenida Central (mais tarde Dr. Lourenço Peixinho) e Rua Almirante Cândido dos Reis, vistas do Largo da Estação
Fotografia: autor desconhecido (sem data)
Obs.: a fotografia, no entanto, é seguramente posterior a 1927, data da construção do Hotel Avenida (a meio, na fotografia)

Rua Almirante Cândido dos Reis vista do Largo da Estação
Fotografia: Jorge Cunha (2008)

Notas à margem

* O caminho de ferro foi inaugurado em Aveiro a 10 de Abril de 1864, era então presidente da Câmara Manuel Firmino. No ano anterior, a 18 de Julho, uma locomotiva, vinda do Porto, atravessava pela primeira vez a ponte de Esgueira, mas a demora no aterro do vale do Cojo, na saída para sul (por trás da antiga fábrica Jerónimo Pereira Campos), fez com que só em 10 de Abril de 1864 fosse inaugurado o troço que vai desta cidade a Taveiro (Coimbra). Note-se que o projecto inicial (de 1856) de ligação ferroviária entre Lisboa e Porto não previa a passagem por Aveiro. Só o interesse e insistência de José Estêvão conseguiram a alteração desse projecto inicial, fazendo com que a Linha do Norte viesse a passar por esta cidade.

* Na altura da inauguração (1864), não havia casa da estação, mas simplesmente "a gare", um pequeno e modesto edifício que, pelos inícios do séc. XX, se começou a mostrar insuficiente em resultado do crescente movimento ferroviário. A sua transformação e ampliação decorreu em 1915. No ano seguinte, à semelhança do que estava a acontecer em muitas outras estações ferroviárias do país, a Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses (antecessora da CP), procedeu a obras de qualificação do edifício através da decoração com painéis de azulejo, passando então a apresentar o aspecto que tem actualmente.

* Os painéis de azulejo (existentes em todas as fachadas e nos sanitários, e alusivos a paisagens, personalidades, motivos etnográficos e monumentais da região de Aveiro e de outros pontos do país), da autoria de Licínio Pinto e Francisco Pereira, são da antiga Fábrica da Fonte Nova, em Aveiro (fundada em 1882, no Cais da Fonte Nova, e desaparecida em 1937 na sequência de um violento incêndio). Recentemente foram colocados três novos painéis: um em 1986, por ocasião do 75º aniversário do ramal do Vale do Vouga entre Albergaria-a-Velha e Aveiro (inaugurado em 1911), assinado por Breda, da fábrica (?) Viçorzette, de Águeda; e dois outros em 2000, aquando da remodelação das instalações sanitárias da estação, da fábrica Artecer, de Vila Nova de Gaia, cujo autor é F. Lista.
* Uma questão curiosa relacionada com a estação do caminho de ferro foi a da sua ligação à cidade, uma vez que ficava bastante afastada desta. Na verdade, quando o caminho de ferro estava prestes a chegar a Aveiro, não existia uma ligação directa ao centro urbano. Daí que, em reunião da Câmara realizada em 23/05/1863, se tenha discutido a urgência de uma rua de ligação mais fácil entre a estação e a cidade, rua essa que veio a ser a actual Almirante Cândido dos Reis. Quanto à Avenida Dr. Lourenço Peixinho (inicialmente chamada Avenida Central), só começou a ser aberta em Junho de 1918.

2 comentários:

PADRINHOS&AFILHADOS disse...

Jorge, por um acaso entramos no teu "blogespaço".
Somos a Filomena, a Elvira e o Romão.
Temos um blogue:
padrinhosafilhados.blogspot.com
Estamos num projecto de correspondência com a escola de Pinhel, através deste blogue.
Está atento e vai comentando.

Anónimo disse...

Andei por aqui!
Romão